Samba do Chapéu

Categorias: , | Tags:
Clique Aqui para contratar
Samba do Chapéu
Samba do Chapéu

Integrantes: Bernardo Pedro, Eduardo Pedro, Elói Araújo, Rafael Ferreira, Ricardo Moraes e Victor Hugo.

Gênero: Samba

Cidade: Rio de Janeiro

Uma manifestação cultural.

O Samba do Chapéu é uma manifestação cultural que contempla e divulga as nossas principais raízes musicais. Mistura de elementos culturais importantes numa harmonia inusitada que encanta pela alegria da diversidade.

Tudo começou com um grupo de amigos sambistas, cujo a batucada acontecia religiosamente em todos os encontros.

Aniversários de criança, despedida de solteiro, festa de casamento e até chá de panela era pretexto para se tocar samba independente do bairro onde a festa fosse realizada. Embora esses encontros fossem esporádicos, eram cada vez mais bem sucedidos atraindo mais e mais familiares e amigos que, empolgados com a harmonia do grupo, mas sem perspectiva de uma próxima data, levantavam a seguinte questão:

– Quando vai ser o próximo samba?

Pergunta esta, que era sempre debatida entre um samba e outro, mas esbarrava nas diferentes profissões e tempo livre dos integrantes, pois ninguém se dedicava exclusivamente a carreira de músico e para conciliar tempo entre as carreiras de advogado, professor de educação física, fisioterapeuta, empresário etc… Selaram um acordo de disponibilizar um sábado por mês para se dedicarem ao Samba e celebrar a amizade.
No verão de 2008, um dos integrantes (Leandro Vasques) encontrou um casarão em Santa Teresa que poderia abrigar o evento e surgiu com a seguinte proposta, acolhida imediatamente pelos demais integrantes.

Realizar um evento com entrada franca onde o público contribuiria sugerindo músicas e ajudando economicamente para cobrir os custos da Roda de Samba, que teria atrações diferenciadas nos intervalos afim de celebrar raízes culturais e musicais como o Jongo, que proporcionou o surgimento do Samba e outras manifestações apreciadas e praticadas por parte dos demais integrantes.

Desta forma, o Samba de Roda, o Forró, o Maculelê e a Capoeira fariam parte do projeto que usaria o Chapéu para acolher os pedidos musicais, contribuições financeiras do público e prestar uma homenagem aos velhos malandros sambistas que se valiam da indumentária como forma de respeito ao estilo musical.

Transformando-o no personagem principal da festa, no responsável por comandar a Roda de Samba e por fim no nome do grupo. Samba do Chapéu.

O sucesso do evento se espalhou rapidamente, levando o grupo a se apresentar em diversas casas de samba, como: Circo Voador, Casa Rosa, Renascença, Parada da Lapa, Samba Luzia etc…

Hoje podemos dizer que o Samba do Chapéu é uma manifestação cultural que celebra e divulga as nossas principais raízes musicais, permeando a tradicional Roda de Samba com intervenções de Jongo, Samba de Roda, Capoeira e Maculelê.


WhatsApp chat