Rafael Menezes

Categorias: , , ,
Clique Aqui para contratar
Rafael Menezes
Rafael Menezes

Histórico profissional: Rádios FM O Dia e MPB FM (Rio de Janeiro); Professor de música no Centro Musical Antônio Adolfo e na Life Music; Colaborador da revista de música Modern Drummer Brasil; etc.

Especialidade: Sound Designer, Operador de Áudio, Músico, etc.

Cidade: Porto (Portugal)

Um pesquisador da boa música!

É formado em produção fonográfica pela Universidade Estácio de Sá.

Trabalhou como operador de áudio e sound designer, entre 2005 e 2017, nos estúdios de duas grandes emissoras de rádio da cidade do Rio de Janeiro: FM O DIA e MPB FM.

Responsável pela captação, gravação e edição de áudios e voz-off; pela gravação e edição das entrevistas de artistas; por montar, mixar e masterizar os programas que iam ao ar; pela produção de spots comerciais e pela plástica sonora: vinhetas, aberturas e encerramentos dos programas, escolha de trilhas sonoras, etc.

Também trabalhou na produção de audiolivros para o projeto Aprendiz Legal, da fundação Roberto Marinho, onde exercia a função de técnico de gravação e edição, além de auxiliar na produção.

Como músico participou de projetos e gravações, principalmente ligados à música brasileira e ao jazz. Também foi professor de música no Centro Musical Antônio Adolfo e na Life Music. Produziu os álbuns “Ostinato” e “Dubai-Lima: Guitar Project”, do músico e baterista Pascoal Meirelles.

Na rádio MPB FM, ao lado do músico/saxofonista Léo Gandelman e do produtor Pedro Silveira, participou durante mais de dois anos das gravações e produções do programa Instrumental MPB.

Devido ao seu trabalho de pesquisa musical e a sua paixão pela música e ritmos do Brasil, veio a se tornar um colaborador da renomada revista de música Modern Drummer Brasil, onde escreveu e participou de importantes matérias sobre bateria e percussão, tais como:

  • “Duduka Da Fonseca: Samba Jazz – Jazz Samba”
  • “Edison Machado: O Homem que Revolucionou a Forma de Tocar Bateria”
  • “A História da Bateria no Brasil”

Atualmente vive na Europa, mais especificamente em Portugal, onde dá continuidade aos trabalhos no meio musical e como sound designer, para clientes em diversas partes do mundo.


WhatsApp chat